As armadilhas da má gestão das redes sociais
Nosso método Você Eleito recomenda mudanças de atitude que vão te ajudar a consolidar uma posição de liderança na sua comunidade. Algumas delas fazem referências ao comportamento nas redes sociais da internet.
Suas publicações nas redes sociais precisam ser coerentes com a pessoa real que convive com a família, com os amigos e com a comunidade. Recentemente uma jovem deputada estadual eleita em 2018 com um discurso conservador sobre os costumes e liberal na economia enfrentou sérios problemas de imagem devido a contradição existente entre a plataforma que a elegeu em relação a suas publicações antigas nas redes sociais.
Esse pequeno artigo não pretende julgar ou definir as posições da deputada estadual por Santa Catarina, Ana Caroline Campagnolo, mas alertar nossos leitores e também aos praticantes do método Você Eleito sobre as armadilhas que podem ser preparadas por nós mesmos ao descuidar da administração das redes sociais.
No caso em questão, a deputada ficou conhecida desde 2018 pelas opiniões conservadoras carregadas de moralismo. Muita polêmica, atenção equivalente. Internautas fuçaram os tweets antigos da jovem deputada, que é também professora, e encontraram manifestações pra lá de contraditórias com o discurso atual. Uma das postagens, de 2012, dizia: “Eu queria ganhar muito dinheiro – mas não quero trabalhar muito pra isso. Como faz?”. Em outra, escreveu “preciso de alguma (c)ois(a) para co(n)seguir estud(ar) (b)em rap(i)dinho esses artigo(s)”, faca uma composição com as letras que ela destacou entre parênteses e vai ser fácil interpretar a charada do tweet. Ela desabilitou a conta no twitter. Pouco adiantou e a crise se estabeleceu. Pode ficar marcada pela incoerência.
Mudanças de comportamento e opinião são reconhecidas como características da maturidade. O problema ocorre quando a guinada imita o movimento dos ponteiros de um relógio, cada hora apontando em direção diferente e as vezes retornando ao mesmo lugar.
Muitos anônimos, e algumas subcelebridades, se aproveitaram de uma onda de polarização na vida política do país para edificar seus palanques e se sagraram vitoriosos. Movimentos de massa baseados apenas em revolta e virulência, desprovidos de conteúdo programático e de embasamento histórico, costumam ser efêmeros. Para quem procura apenas um emprego onde pode ganhar muito e trabalhar pouco, tanto faz, pode durar um ou dois mandatos de mamata. Claro, é preciso destacar as exceções, alguns conseguem manter sete ou mais mandatos costeando o alambrado. Mas quem deseja construir um legado desempenhando mandatos de qualidade, no legislativo e executivo, desfrutar dos benefícios da coerência é indispensável.
Avalie suas redes sociais e não tenha pudor em apagar aquela piadinha infame. Essa atitude pode fazer a diferença na sua trajetória. O método Você Eleito se propõe a lhe ajudar a desarmar essas e outras armadilhas. Mais importante, o método tem condições de lhe ajudar a ser e parecer uma pessoa melhor, uma liderança de respeito.
Se você tem interesse em desenvolver sua carreira política, tome seu tempo para conhecer o método que tem todas as condições de fazer Você Eleito.
Escrito por Rodrigo Leonardo Priesnitz em 10 de abril de 2019
No Comment